Um novo conceito de Culinária Oriental

Teru teru Bozu – O boneco que traz dias ensolarados

Como sabemos, existem muitos tipos de amuletos no Japão. Um que me chamou bastante a atenção é o Teru teru Bozu (てるてる坊主), que significa “brilha, brilha amiguinho”. É um bonequinho feito de papel ou pano branco, que depois é pendurado nas janelas. Sua função é pedir dias ensolarados, especialmente para aqueles dias que vamos fazer algum tipo de atividade ao ar livre.

É como se fosse uma superstição, uma simpatia para que não chova e as crianças são as que mais fazem para pedir um dia bonito e ensolarado no dia seguinte, sem chuva, nuvens ou trovoadas. Porém dizem que se pendurá-lo de ponta cabeça, o pedido é o inverso, ou seja: chuva.

Segundo a lenda, esse costume é por causa de um monge budista que ajudava os agricultores. Ele realizava preces que paravam as fortes chuvas que prejudicavam as plantações. Quando o monge não conseguiu trazer o dia ensolarado teve sua cabeça cortada. Daí o motivo por ter que cortar a cabeça do boneco com uma tesoura, caso a simpatia não funcione.

Também não se pode desenhar cabelos no boneco, já que ele representa um monge, e os monges são carecas. Se a simpatia der certo deve molhar a cabeça do boneco com saquê. Há quem diga que este amuleto tem poderes mágicos para trazer um tempo bom e para impedir ou prevenir um dia chuvoso.

Tem até uma cantiga de roda do, que as crianças adoram. E para fazer é muito fácil, você pode usar qualquer coisa que você tem em sua casa, como toalha de cozinha, papel ou tecido, algodão para preencher a cabeça do boneco e uma cordinha ou barbante para amarrar a cabeça. Para ficar mais engraçadinho, desenhe uma carinha feliz!

Fonte:  http://www.japaoemfoco.com/teru-teru-bozu-o-boneco-que-traz-dias-ensolarados/#ixzz1p6Zk1mSa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s